NOTÍCIAS

Fundação Casa de José Américo acena para parceria com Academia de Cordel

Raniery Abrantes, da Academia, e Fernando Moura

A Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa (PB), através do seu Presidente Fernando Moura, agendou audiência com a diretoria executiva da Academia de Cordel do Vale do Paraíba. O passo inicial foi dado pelo poeta Raniery Abrantes, em visita à instituição em 11 de março. Na ocasião, Raniery visitou a Biblioteca e a exposição “José Américo de Almeida” que marca os 40 anos do escritor e político paraibano, juntamente com Nadígila Camilo e demais servidores. A FCJA abrigará o Centro de Cordel e de Culturas Populares do Estado da Paraíba, conforme Decreto Governamental 39.691, de 11/11/2019.

A Academia prevê uma série de ações de difusão e apoio à literatura de cordel em parceria com a Fundação Casa de José Américo. As ações também incluem iniciativas focando os 90 anos de nascimento do Mestre Sivuca em 2020. “Agora, é o momento de arregaçar as mangas e trabalhar ainda mais pela cultura paraibana, pois ideias não faltam”, ressaltou Raniery.

A Fundação Casa de José Américo é uma instituição cultural dedicada ao ensino, à pesquisa e à extensão, criada em 1980 através do Decreto Lei nº 4.195, do Governo do Estado da Paraíba, com os objetivos específicos de promover a publicação de obras do patrono, manter museu, biblioteca e cordelteca acessíveis ao uso e consulta, promover estudos e prêmios para a difusão cultural e cooperar com instituições no âmbito da cultura, como é o caso da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar