NOTÍCIAS

Leandro Gomes de Barros terá biografia publicada em 2020 através de projeto da Empresa Paraibana de Comunicação

O poeta Leandro Gomes de Barros será tema de livro a ser publicado pela Empresa Paraibana de Comunicação em 2020, dentro do projeto “Paraíba em literatura”. A publicação sobre Leandro foi escrita por Thomas Bruno Oliveira. Os demais livros têm autoria de Otávio Sitônio Pinto (Aldo Lopes), William Costa (Ariano Suassuna), Linaldo Guedes (Augusto dos Anjos), Bruno Gaudêncio (Bráulio Tavares), Hilton Gouvêa (Coriolano de Medeiros), José Octávio de Arruda Mello (Edilberto Coutinho), Ramalho leite (Ivan Bichara Sobreira), Wladimir Carvalho 9Jomar Muniz Souto), Neroaldo Pontes (José Américo de Almeida), Ed^mio Albes Nascimento (José Lins do Rego), Tarcísio Pereira (Lourdes Ramalho), Hildeberto Barbosa (Luiz Gonzaga Rodrigues), Martinho Moreira Franco (Paulo Pontes), Analice Pereira (Políbio Alves), Juca Pontes (Ronaldo Cunha Lima), Expedito Ferraz Jr. (Sérgio de Castro Pinto), Lau Siqueira (Maria Valéria Rezende), Vitória Lima (Marília Arnaud) e Walter Galvão (Violeta Formiga).

A poetisa Violeta Formiga é homenageada anualmente pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba com troféu entregue a mulheres do meio cultural e social.

Leandro Gomes de Barros, paraibano nascido em 19/11/1865, na Fazenda da Melancia, no Município de Pombal, é considerado o rei dos poetas populares do seu tempo. Foi educado pela família do Padre Vicente Xavier de Farias, (1823-1907), proprietários da fazenda, e dos quais era sobrinho por parte de mãe. Em companhia da família “adotiva” mudou-se para a Vila do Teixeira, que se tornaria o berço da Literatura Popular nordestina, onde permaneceu até os 15 anos de idade tendo conhecido vários cantadores e poetas ilustres.

Do Teixeira vai para Pernambuco e fixa residência primeiramente em Jaboatão, onde morou até 1906, depois em Vitória de Santo Antão e a partir de 1907 no Recife onde viveu de aluguel em vários endereços, imprimindo a maior parte de sua obra poética no próprio prelo ou em diversas tipografias.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar