NOTÍCIAS

Sander Lee lança cordel em décima falando da crise sanitária e social no Brasil

O Cordel “Em tempos loucos como nesses dias…”, de autoria de Ronaldo Rhusso e Sander Lee, acaba de sair do forno pela Folhetaria Cordel.  Os autores, em 20 décimas, falam de um momento crucial na vida dos brasileiros, ocasionado pela pandemia e pelo desassossego administrativo, “em um país que parece ter perdido o siso e o norte”, conforme Sander Lee.

O poeta Sander Brown deverá mediar um bate papo durante o lançamento virtual do folheto, em breve. Sander Lee é fundador e primeiro presidente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

A décima é, no cordel, o que se pode chamar de “forma erudita”, pois sua utilização é mais trabalhada, até quando é utilizada pelos repentistas. Como nos outros esquemas estróficos, a décima também se utiliza da redondilha, mas é nesse formato que aparecem versos de arte maior, como o Martelo Agalopado e o Galope à beira-mar.

A temática da pandemia vem rendendo inúmeros trabalhos na literatura de cordel. Os cordelistas da Academia têm produzido folhetos com esse assunto. Recentemente, a poetisa Anne Karolynne, de Campina Grande, apresentou seu folheto “Coronavírus em cordel”.

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar