NOTÍCIAS

Orlando Otávio lança cordel em homenagem a Zé da Luz na reinauguração do busto do poeta

O cordelista Orlando Otávio fará o lançamento do cordel “Zé da Luz, o poeta que iluminou Itabaiana” nesta sexta-feira (10) na Rua Marieta Medeiros, às 18 horas, por ocasião da reinauguração do busto de Zé da Luz, com a presença do prefeito Lúcio Flávio Costa, o Secretário de Cultura do Estado, Damião Ramos Cavalcanti e a Secretária de Cultura do Município, Socorro Almeida, a Articuladora Cultural da região, Clévia Paz, entre outros convidados.

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba será representada no ato pelo seu presidente, Marconi Araújo e pelos cordelistas Antonio Marcos Monteiro, Sander Lee, o próprio Orlando Otávio, Agenor Otávio, Renaly Oliveira e Thiago Alves. A Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz, Nini Soares, fará saudação aos presentes.

O cordel, que é uma tradição literária tipicamente nordestina, é erroneamente atribuído à obra de Zé da Luz. “Ele não foi cordelista, tendo publicado apenas um livro em 1936, o “Brasil caboclo”, com versos telúricos, alguns bem humorados e outros trágicos sobre a realidade do Nordeste, mas sem obedecer à métrica e rima próprios do cordel”, explica João Clemente, estudioso do tema.

O busto foi realizado pelo ceramista e escultor Mestre Zaia, com recursos do Fundo de Incentivo à Cultura Augusto dos Anjos da Secretaria de Cultura do Estado no ano de 2004, centenário de nascimento de Zé da Luz, em projeto proposto pelo jornalista Fábio Mozart.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar