NOTÍCIAS

Josafá de Orós cria Troféu Violeta Formiga em pirogravura

O Troféu Violeta Formiga, idealizado pela Academia de Cordel do Vale do Paraíba, é assinado por Josafá de Orós, gravurista cearense radicado na Paraíba, que criou a obra a convite de Fábio Mozart, coordenador da premiação. O Troféu foi concebido usando a técnica da pirogravura a partir da foto de Violeta Formiga, psicóloga e poeta, assassinada em 1982 na capital João Pessoa.

O Troféu Violeta Formiga é entregue anualmente, em reconhecimento às mulheres que tenham um trabalho voltado para a cidadania e pela defesa dos ditames da democracia e dos direitos humanos. Em 2020, a primeira homenageada será Lídia Moura, Secretária da Mulher e Diversidade Humana do Governo da Paraíba.

“Fiquei feliz em conceber esse troféu, e acho muito importante no momento atual esse tipo de homenagem à cultura e às pessoas que lutam por dignidade e direitos humanos”, disse Josafá de Orós,  ocupante da cadeira nº 03 na Academia de Cordel do Vale do Paraíba, onde atua contribuindo através de proposta de projetos, ações educativas, xilogravuras para obras coletivas e participação nos recitais promovidos pela instituição.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar