NOTÍCIAS

Historiador e poeta pretende ocupar cadeira vaga na Academia de Cordel do Vale do Paraíba

Edson Gomes é militante de movimentos de defesa da cidadania

O cordelista Edson Maria Gomes enviou carta à Academia de Cordel do Vale do Paraíba com vistas ao preenchimento da Cadeira nº 14, após falecimento do poeta João Theotônio de Carvalho. Edson é 1º Tenente da Polícia Militar da Paraíba, historiador, bacharel em Direito, especialista em História da Paraíba e em Gestão Pública e Direito Administrativo, poeta, escritor e cordelista, mídia ativista e radialista, entre outras atividades desenvolvidas.

“Diante do hiato deixado pelo renomado acadêmico João Theotônio e crendo reunir condições intelectuais de me congraçar com os demais acadêmicos, submeto meu nome à inscrição para a vaga, pretendendo, se aceito, me juntar na luta pelo cultivo e a defesa dessa cultura”, escreveu Edson Maria. A propositura tem indicação e guarida do acadêmico Fábio Mozart, um dos fundadores da instituição que tem sede em Itabaiana. “Tive a satisfação de recomendar o meu nobre amigo João Theotônio para nossa congregação poética, e da mesma forma, com o lamentável desaparecimento dele, apresentar o nome do poeta Edson Maria, pessoa da mais alta distinção moral e intelectual e, além do mais, contribuindo para as relações raciais da Academia, por ser Edson militante ativo e abnegado das causas do movimento negro na Paraíba”, acrescentou Mozart.

Sócio correspondente da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, o jornalista Dalmo Oliveira defende a aprovação do nome de Edson Gomes. “Acrescento sua atuação como radialista comunitário na Rádio Cruz das Armas, em João Pessoa, onde conduz o radiofônico “Lato Sensu”, inovador de qualidade”, afirmou.

Edson Gomes é autor de diversos folhetos de cordel, entre eles “Conjunto Bela Vista: A história de seu nascimento”, “Anna Nery e a enfermagem Brasileira” e “Zezinho e Marly: Uma história de Amor”.

Fábio Mozart (esquerda) com Edson Gomes

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar