ESTATUTO, EDITAIS, RESOLUÇÕES

EDITAL – CONCURSO ZÉ DA LUZ DE LITERATURA DE CORDEL

SOCIEDADE CULTURAL POETA ZÉ DA LUZ

Concurso Zé da Luz de Literatura de Cordel

EDITAL

1 – DO OBJETO

1 Constitui-se objeto deste edital a realização do concurso Zé da Luz de Literatura de Cordel, em comemoração aos quarenta e quatro anos de fundação da entidade.

1.2 O concurso dar-se-á pela seleção e premiação de obra literária inédita no gênero literatura de cordel, escrita no idioma português do Brasil, aberto à participação de todo poeta popular, nato ou naturalizado, a partir de 18 anos de idade.

1.3 Entende-se por obra literária inédita aquela que não tenha sido objeto de nenhum tipo de publicação e/ou que não tenha tido conhecimento público em nenhum meio social de comunicação e informação, a contar da data de inscrição e participação neste processo seletivo.

2 – DOS OBJETIVOS

2.1 O concurso Zé da Luz de Literatura de Cordel visa incentivar a produção e difusão literária em todo o território nacional, através do lançamento de um prêmio na categoria literatura de cordel, considerado Patrimônio Cultural do Brasil.

2.2 Contribuir com o desenvolvimento da cadeia produtiva do livro a partir da publicação de uma obra impressa com o melhor trabalho selecionado.

3 – DA PREMIAÇÃO

3.1 O poeta que tiver sua obra selecionada receberá 250 exemplares do folheto.

3.2 4.9 O resultado final do Concurso Zé da Luz de Literatura de Cordel tem previsão de anúncio para o mês de novembro de 2020, podendo ser prorrogado a critério da organização.

4 – DA INSCRIÇÃO

4.1 Cada candidato só poderá inscrever um único trabalho. Se constatada mais de uma inscrição por candidato, todas as inscrições serão inabilitadas.

4.2 Os trabalhos inscritos deverão ser individuais. Não serão aceitos trabalhos em coautoria.

4.3 Os trabalhos inscritos devem ser elaborados no formato de literatura de cordel e deverão ter como tema o poeta Zé da Luz, sua vida e obra.

4.4 Os poemas inscritos deverão ter no mínimo 18 estrofes e no máximo 32 estrofes, inscritos em sextilhas (seis versos), levando em consideração padrões estéticos de conteúdo, rima e métrica.

4.5 As inscrições serão realizadas no período de 10 de outubro até às 23h59 do dia 20 de novembro de 2020. O endereço eletrônico de e-mail para envio das inscrições é: fabiomozart2008@gmail.com

4.6 O arquivo deverá estar no formato Word 2007, fonte Time New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, cor preta.

4.7 No ato da inscrição o candidato deve enviar seu trabalho para o e-mail indicado neste edital, com resumo biográfico e endereço. A obra será enviada para apreciação da Comissão Julgadora sem conter o nome do autor ou qualquer forma de identificação do mesmo.

4.8 14 Ao se inscrever nesse concurso, os autores automaticamente autorizam a Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz a publicar e/ou expor as obras enviadas devidamente identificadas, sendo elas classificadas ou não.

5 – DA SELEÇÃO

5.1 Os critérios que nortearão a avaliação e seleção dos trabalhos inscritos serão: 1) Qualidade técnica da produção literária, 2) Criatividade, 3) Originalidade e 4) Domínio de informações sobre a vida e a obra dos nomes elencados no livro “Artistas de Itabaiana”.

 

Itabaiana, 10 de outubro de 2020

Maria das Dores Soares Martins

Presidente da Sociedade Cultural Poeta Zé da Luz

 

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Fechar
Botão Voltar ao topo
Fechar