NOTÍCIAS

Poetas do brejo recebem diplomas de sócios efetivos da Academia

Poetas do brejo recebem diplomas de sócios efetivos da Academia

Da esquerda para a direita: Silvinha França, Claudete Gomes, Marconi Araújo, Lucas de Lima, Valéria Barreto e Chico Mulungu

 

Os poetas cordelistas Lucas de Lima, de Araçagi, Silvinha França e Valéria Barreto, de Guarabira, receberam diplomas de sócios efetivos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba na tarde desta sexta-feira (27), durante a 1ª Feira de Cordel e Arte, promovida pela Associação de Arte e Cultura de Guarabira, evento que marcou o centenário do “Romance do pavão misterioso”, o maior clássico do cordel, autoria do poeta guarabirense José Camelo de Melo Resende. Os diplomas foram entregues pelos acadêmicos Claudete Gomes e Marconi Araújo.

Silvinha França reside em Araçagi e tem atividade muito intensa na região na área de cultura. Natural de Guarabira, é licenciada em geografia pela UEPB e especialista em ciências ambientais pelo CINTEP e servidora pública do município de Curral de Cima. É ativista cultural e organizadora dos movimentos Araçacultura e Cordel das rosas.

Valéria Barreto é natural do Rio de Janeiro, formada em Letras pela UEPB, professora de Educação Infantil em Pilões, membro da Academia Guarabirense de Letras e Artes Casa Marisa Alverga, Superintendente da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil, membro dos movimentos culturais Araçacultura e Cordel das rosas. Em 2020 escreveu seu primeiro cordel em sextilhas com 46 estrofes, intitulado “A visita do pavão misterioso em Guarabira”, pelo primeiro edital da Lei Aldir Blanc daquela cidade.

 

O poeta Lucas de Lima também reside em Araçagi, natural de Guarabira, estudante universitário, possui 3 obras de cordel publicadas, uma delas pela UEPB: “O rei do pandeiro e o pandeiro do rei”. Escreve cordel desde o ensino médio e despertou o interesse pela literatura ainda jovem, aos 17 anos.

 

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar