NOTÍCIAS
Tendência

Pedro Santos sinaliza para incremento de investimentos públicos da PB na literatura de Cordel

Secretário recebeu representantes da ACVPB em audiência

Dalmo, Pedro, Merlânio e Arnaldo durante o encontro no gabinete da SECULT

O Secretário de Estado da Cultura da Paraíba, Pedro Daniel de Carli Santos, manteve reunião nesta quinta-feira, 14, a partir das 15h, com uma comissão da entidade formada pelos poetas Merlânio Maia, Dalmo Oliveira e Arnaldo Mendes Leite, que colaboram com o Núcleo de Projetos e Parcerias da Academia.

A primeira notícia boa é que está em vias de cair na praça mais um edital público, desta vez pela Lei Aldir Blanc, para financiamento de publicações literárias especificamente para produções de Cordel. Santos também falou da possibilidade de uma parceria com a Editora A União para impressão de cordéis a partir de um edital específico da SECULT.

Pedro revelou que a SECULT já iniciou prospecção para implantação de um Centro de Cultura Popular do Estado. Ele recebeu com simpatia a idéia do “Museu do Cordel”, que poderá ser instalado no escopo arquitetônico desse novo aparelho que está em vias de ser viabilizado com recursos do Estado e do Governo Federal.

Outro assunto tratado na reunião foi a inserção de cordelistas da ACPB nas atividades demandadas pela Secretaria de Educação. Os representantes da entidade informaram ao Secretário que tem aumentado o número de escolas públicas estaduais interessadas em instalar cordeltecas em suas dependências.

Maia incluiu ainda na pauta reivindicatória a possibilidade de a SECULT viabilizar espaços para poetas cordelistas nos eventos transversais com outras secretarias. Os representantes da Academia informaram ainda ao secretário sobre a realização do I Congresso Paraibano de Literatura de Cordel, que está sendo fomentado junto ao SEBRAE e deve ocorrer no segundo semestre. Entusiasta da arte dos aboiadores, Pedro Santos sugeriu incluir essa categoria na programação, assim como batalhas de glosas.

 

 

 

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar