Sem categoria

O Cordel Brasileiro é difundido no Vale do Piancó

Neto Ferreira (ao centro) difundiu seu trabalho no Vale de Piancó | foto: arquivo pessoal

Os poetas Neto Ferreira e Hosmá Passos ministraram Oficinas de Cordel durante este mês de outubro no Vale do Piancó, nas cidades de Piancó e Santana dos Garrotes. Em Santana, as oficinas ocorreram nas Escolas ECIT Dr. Felizardo Leite e Dr. Felizardo Dantas, ambas estaduais. Participaram também a Escola Municipal Maria Sinharinha de Azevedo e o Colégio Maria Leni de Oliveira, a única instituição particular do município.
Já em Piancó, as oficinas ocorreram na Escola Municipal Maria de Lourdes Paulino, continuando os trabalhos que tiveram início a um mês, nas Escolas Estaduais Adhemar Leite e ECIT Santo Antônio, como também na Escola Municipal Luciano Freire de Farias.
As oficinas são recomendações previstas nas leis municipais, 1507/2023, que institui o Dia da Poesia em Piancó, e 593/2023, que institui o Dia da Poesia em Santana dos Garrotes e faz uma homenagem ao poeta santanense José Franscisco das Chagas, ambas idealizadas pelo poeta Hosmá Passos. Este projeto também foi levado pelo poeta Hosmá a outras cidades, a exemplo de Coremas, Itaporanga, Olha D’água, Emas, Catingueira e Santa Terezinha, que em breve também receberão essas mesmas oficinas.
Para o poeta Hosmá Passos, “essas oficinas são de grande importância para salvaguardar o valor da Literatura de Cordel, que é patrimônio cultural e imaterial do Brasil, colocando este conhecimento à disposição de alunos, professores e da sociedade em geral do Sertão paraibano”. Já oficineiro Neto Ferreira pontuou: “é uma satisfação disseminar o cordel brasileiro no Vale do Piancó, região rica e de pessoas aguerridas culturalmente, tem sido uma experiência muito gratificante ensinar os valores da poesia de cordel para os discentes do Sertão paraibano.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar