NOTÍCIAS

Marconi Araújo participa de debate sobre cordel em evento no Rio Grande do Norte

Na sexta-feira, 15 de novembro último, o poeta Marconi Araújo participou de debate com Aderaldo Luciano, sob a mediação de Gilberto Cardoso, no 4º Círculo Natalense de Cordel em Natal, Rio Grande do Norte. Marconi representou a Academia de Cordel do Vale do Paraíba e falou sobre o cordel enquanto gênero literário. O evento busca incentivar a produção e difundir a riqueza da cultura popular e aconteceu nos dias 15, 16 e 17 de novembro, na Praça Padre João Maria, no centro de Natal. A iniciativa é uma realização da Associação Cultural Estação do Cordel, em parceria com a Academia Norte Rio-Grandense de Literatura de Cordel (ANLIC) e a Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN (SPVA).

O evento busca explorar a dimensão pedagógica da literatura, sobretudo no contexto educacional, no qual o cordel atua como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. “Entendemos que uma das potencialidades do cordel, senão a maior, é a pedagógica, que contribui com o processo formativo do cidadão, no qual os professores são agentes indispensáveis na mediação do saber”, destaca Nando Poeta, professor, cordelista e um dos idealizadores do Círculo Natalense do Cordel.

Na programação dos três dias do Círculo Natalense do Cordel, foram realizadas palestras, oficinas, exposições, feira de livros e apresentações literárias e musicais. A ação é também uma homenagem ao Dia Nacional do Cordelista, celebrado em 19 de novembro, e reuniu estudiosos, escritores e amantes do gênero cordel, tanto locais quanto nacionais. A iniciativa pretendeu aproximar ainda mais a população do Rio Grande do Norte da cultura cordelista, viabilizando o intercâmbio de saberes, do popular ao erudito, do informal ao formal.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar