NOTÍCIAS

Apesar da pandemia, Academia de Cordel está presente na escola e na praça

Reabertura da Biblioteca na Praça da Paz

Nesse período de quarentena, a participação de artistas e de diferentes setores do campo das artes nas comunidades impactadas pela disseminação do coronavírus vem sendo muito limitada, por razões óbvias. Os artistas se valem das redes sociais para massificar suas produções, aproveitando-se do fato de ser essa a primeira pandemia que a humanidade enfrenta podendo contar com grande fluxo de informações disseminadas por multimeios e vias de comunicação poderosas. No entanto, o contato pessoal é quase impossível. Mesmo assim, e no momento em que a disseminação do vírus vem sendo cada dia menor, por efeito da vacinação em massa da população, artistas já ousam realizar apresentações ao vivo, obedecendo os protocolos de segurança sanitária.

Os poetas da Academia de Cordel do Vale do Paraíba promovem suas apresentações virtuais e já se mostram em público. No dia 19 de julho, o poeta Bento Júnior foi homenageado no CREI – Centro de Referência em Educação Infantil Josiara Telino Lacerda, em João Pessoa. Na ocasião, Bento Júnior fez uma aula sobre cordel teatralizado para as professoras. “Fiquei muito emocionado com a homenagem, principalmente por estar voltando a falar com as pessoas de modo presencial. Valeu pelo reconhecimento do nosso trabalho, fizeram até uma exposição com as capas dos meus folhetos e minha biografia, tudo muito organizado e eu realmente fiquei sensibilizado”, afirmou Bento Júnior.

Em 22 de julho, a prefeitura de João Pessoa reinaugurou a Biblioteca Pública Municipal Indústria do Conhecimento, em evento que contou com a participação de agentes culturais e amantes da cultura, sob a coordenação da Secretária Executiva de Educação e Cultura do município, Luciana Dias, e presença marcante da equipe organizadora, na pessoa de Sayonara. A Biblioteca fica localizada na praça da Paz, no conjunto dos Bancários, aqui em João Pessoa. Na ocasião, estiveram presentes os poetas cordelistas Marconi Araújo, Bento Júnior e Ranieri Abrantes, representando a Academia de Cordel do Vale do Paraíba.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar