NOTÍCIAS

Academia planeja coletânea de poemas sobre mestre Sivuca

A Academia de Cordel do Vale do Paraíba pretende se inserir no “Ano Cultural Mestre Sivuca” com diversos eventos durante o ano de 2020, para marcar os 90 anos desse músico que se destacou nacionalmente como maestro, instrumentalista, cantor e compositor. “Nossa entidade foi fundada em Itabaiana, cidade onde nasceu Sivuca, e nada mais natural do que programarmos ações e eventos em homenagem ao grande mestre”, disse Marconi Araújo, Presidente da Academia. A coletânea constará de poemas dos membros da Academia em diversos estilos, relativos à vida e obra de Sivuca.

Nascido em Itabaiana, Agreste paraibano, Sivuca fez sucesso com seus arranjos que disseminaram a cultura nordestina pelo mundo. Sivuca morreu aos 76 anos, em 2006, vítima de um câncer de laringe, o qual se tratava desde 2004.

Sivuca compôs uma música chamada “Choro de Cordel”, seu último arranjo sinfônico em 2006, ano em que veio a falecer. “A última obra de Sivuca remete ao cordel , que é a expressão mais autêntica da cultura nordestina, e só isso dá mote para um folheto”, argumentou Bento Júnior, cordelista da Academia.

 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar