NOTÍCIAS

Academia emplaca cinco cordelistas em concurso da UEPB sobre Jackson do Pandeiro

El Gorrión (de amarelo) com os colegas cordelistas em Campina Grande

Os poetas Pádua Gorrion, Neto Ferreira, Anne Karolinne, Tiago Monteiro e Vicente Campos, da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, foram classificados em 1º, 2º, 3º, 5º e 6º lugares respectivamente no Concurso de Cordel “Jackson do Pandeiro: 100 anos do Rei do Ritmo”, promovido pela Universidade Estadual da Paraíba. Os autores dos folhetos, no total de dez cordelistas, terão seus trabalhos publicados “devido às suas qualidades literárias reconhecidas pela Comissão, atingindo os parâmetros do concurso”.

O resultado do concurso foi anunciado durante o 3º Encontro de Sanfoneiros em 13 de dezembro em Campina Grande. Por ordem de classificação, os selecionados foram Antonio de Pádua Gomes da Silva (Jackson do Pandeiro Centenário: Retalhos de sua Vida); José Ferreira de Lima Neto (Retalhos Históricos do Rei do Ritmo); Anne Karolynne Santos de Negreiros (Jackson em Cordel: O Rei do Pandeiro); José Roberto da Silva Moraes (100 Anos de Jackson Brasileiro); Tiago Monteiro Pereira (Nos Passos do Rei do Ritmo); Vicente Ferreira de Amorim Filho (Jackson do Pandeiro – Luz em Forma de Ritmo), Ana Bárbara da Cunha Luciano (O Pandeiro Criador e Jackson Nosso Senhor); Janduhi Dantas Nóbrega (A História do Marido da Mulher que Virou Homem); Lucas de Lima Oliveira (O Rei do Pandeiro e o Pandeiro do Rei); Mazukyevicz Ramon Santos do Nascimento Silva (Do Pandeiro ao Mundo Inteiro: Jackson do Povo Brasileiro).

O itatubense Pádua Gorrión, que teve seu trabalho “Jackson do Pandeiro centenário – retalhos de sua vida” escolhido como primeiro lugar no certame literário, com 548,5 pontos obtidos, disse que essa foi a vitória mais importante de sua carreira como poeta cordelista. “Estou feliz por representar minha Itatuba e minha Academia de Cordel do Vale do Paraíba neste concurso estadual, e ver os trabalhos dos colegas também reconhecidos”, disse Pádua.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar