NOTÍCIASSem categoria

Autor doa coleção de folhetos para Centro de Cordel em João Pessoa

 

 

 

 

O Centro de Cordel e Culturas Populares da Fundação Casa de José Américo, em João Pessoa, recebeu nesta segunda-feira (15), coleção de folhetos do poeta Fábio Mozart, obras lançadas recentemente, para compor o acervo do órgão, vinculado à Secretaria de Estado da Cultura.

Fábio Mozart é autor de mais de uma centena de títulos da literatura de cordel, e tem se dedicado à pesquisa, preservação e divulgação deste gênero literário, objetivos da Academia de Cordel do Vale do Paraíba, fundada por ele outros cordelistas da região de Itabaiana. Para Mozart, o cordel tem se prestado a integrar e enriquecer outras formas de expressão, como a declamação, a dramatização, o teatro, a xilogravura e o cinema. “O gênero cordel assimila e integra outras linguagens, e acredito que uma das funções deste Centro de Cordel e Culturas Populares é enriquecer e proporcionar a comunicação entre estudantes, professores e demais da comunidade com a disponibilização da produção do cordel brasileiro, por isso deixo aqui alguns trabalhos meus, na intenção de ser lido e compreendido dentro do universo lúdico e intertextual do cordel pelas novas gerações e as que virão”, explicitou ele.

A professora e cordelista Claudete Gomes também doou alguns dos seus trabalhos, ela que faz parte da diretoria da Academia de Cordel do Vale do Paraíba como Vice-Presidente, e está na linha de frente por mais engajamento dessa forma de poesia entre as mulheres.

Os folhetos estão expostos no Núcleo de Literatura de Cordel Leandro Gomes de Barros, onde acontecem estudos e pesquisas na área do cordel brasileiro, incluindo acervos bibliográficos, para atendimento aos usuários.

 

 

 

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo
Fechar